Páginas

Pesquisar neste blog

29 de abril de 2021

Como Realçar Valores Duplicados no Planilhas Google

No Planilhas Google é possível realçar com cores os valores duplicados em uma coluna, facilitando a visualização dos valores repetidos. Veja como realçar os valores duplicados usando fórmula e formatação condicional.

Para mostrar como realçar os valores duplicados, vou usar uma planilha com uma coluna preenchida com os seguintes valores numéricos. Entre os valores existem alguns repetidos.


Para realçar os valores duplicados vá até o menu Formatar > Formatação Condicional.

1. No painel Regras de formatação Condicional (Figura 1) na aba Cor Única, preencha o item Aplicar ao intervalo, com o intervalo de linhas onde estão os valores, no exemplo, os valores estão entre as linhas A1 e A10.

2. Na seção Regras de formatação, no campo Formatar células se..., selecione a opção A fórmula personalizada é, preencha o campo com a fórmula:

=CONT.SE(A:A; A1)>1

Na fórmula o valor A:A representa a coluna, A1 a célula inicial onde estão os valores, e >1 define que o valor apareça mais de uma vez.

3.No campo Estilo de formatação defina a formatação que deseja aplicar nos valores repetidos. No exemplo, defini que os valores repetidos devem estar em negrito e com o fundo na cor amarela.

4. Clique no botão Concluído.


Figura 1

Na Figura 2, observe os valores repetidos realçados com a cor de fundo em amarelo e o texto em negrito. 

Figura 2

O uso da formatação condicional para realçar os valores duplicados no Planilhas Google, é muito útil para visualizar de forma fácil os itens repetidos em uma lista. Essa fórmula é válida tanto para valores numéricos como para texto. No caso de texto a fórmula não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas, por exemplo, o nome João e joão conta como itens repetidos.

Após realçar os valores duplicados, se tiver uma quantidade grande de dados e quiser visualizar somente os valores duplicados na Planilha Google, acesse o passo a passo do post Como Filtrar Valores Duplicados no Planilhas Google.

Leia a seguir