8 de outubro de 2021

Como Acessar os Arquivos do Google Drive em Modo Off-line

O Google Drive é um bom local para você editar e armazenar seus documentos, planilhas e apresentações, com uma vantagem, além de poder trabalhar com todos esses arquivos quando está conectado na internet, também pode editar quando seu dispositivo está off-line. Vamos mostrar como usar o modo off-line para trabalhar com seus arquivos no Google Drive.

O acesso de arquivos off-line deve estar configurado no Google Drive antes de fazer a seleção dos arquivos que você deseja acessar, quando estiver sem internet. Essa função é útil nas situações em que ocorre alguma instabilidade na internet ou até mesmo quando está viajando e precisa acessar seus arquivos em um local em que esteja sem o acesso à internet.

Configurando o Google Drive

Para acessar um arquivo em modo off-line, você precisa primeiro, configurar o Google Drive para permitir a edição do arquivo em modo off-line.

Faça a instalação da extensão Documentos Google Off-line no navegador Chrome.  Você pode seguir as instruções da instalação de extensão no Chrome através do post Como Adicionar Extensões no Navegador.


Após a instalação da extensão, abra o Google Drive de sua conta no Chrome, clique no ícone "Configurações" e selecione “Configurações”.


Na janela “Configurações”, na aba “Geral”, marque o item “Off-line” para criar, abrir e editar seus arquivos em modo off-line.


Observe que apareceu na janela do Google Drive no canto superior esquerdo o ícone “Pronto para modo off-line”.


Agora você pode configurar um arquivo para ser acessado, quando não tiver sinal de internet e habilitar a visualização dos arquivos off-line do Google Drive.  

Como Marcar um Arquivo para Acesso Off-line

Quando você marca um arquivo para ter acesso Off-line, significa que o Google Drive vai manter uma cópia do arquivo em seu dispositivo, de forma que você possa editar o arquivo sem ter o acesso à internet. Tenha cuidado com a quantidade de arquivos que você disponibiliza, porque o Google Drive vai fazer o download desses arquivos em seu dispositivo.

Para disponibilizar um arquivo para acesso off-line abra o Google Drive, clique com o botão direito do mouse no nome do arquivo e marque o item “Disponível off-line”.


O arquivo está pronto para edição mesmo sem acesso à internet. 

Como Visualizar Arquivos Off-line

Para ter uma visualização dos arquivos que estão acessíveis off-line, clique em “Pronto para modo off-line” e ative a “Visualização off-line”.

Você vai ter uma visão de todos os arquivos que estão disponíveis off-line. Observe que em modo off-line as opções que precisam de internet como geração de link, compartilhamento do arquivo, visualização, e exclusão do arquivo, não estão disponíveis nesse modo.

Com a funcionalidade de disponibilidade de arquivos em modo off-line você pode continuar a trabalhar em seus arquivos mesmo sem conexão com a internet. No momento que seu dispositivo estiver conectado novamente, o arquivo será sincronizado e as informações serão atualizadas na nuvem, sem interromper a continuidade de seu trabalho.

Além disso com o lançamento do aplicativo Google Drive para Computador que substitui o Backup e Sincronização, que era utilizado para sincronizar os arquivos entre o Google Drive e o computador, vamos usar esse recurso para salvar o arquivo em seu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário