Páginas

Pesquisar neste blog

30 de maio de 2023

Como Digitalizar Documentos no Google Drive

O Google drive conhecido como um aplicativo para armazenar arquivos na nuvem permite também digitalizar documentos usando a câmera fotográfica do celular e salvá-los em PDF. Cada imagem do documento pode ser editada, podemos modificar a cor, a orientação e fazer corte na imagem antes de salvar em PDF.

Neste tutorial você vai aprender como digitalizar um documento usando o Google Drive do seu celular e salvar como um PDF.

Como digitalizar o documento

1. Abra o Google Drive no seu celular, clique em + no canto inferior direito.

2. Clique em Digitalizar.


3. Tire a foto da página do documento. Se a imagem estiver boa confirme que vai usar a imagem clicando em ✓.

4. Se o documento possuir várias páginas clique em + no canto inferior esquerdo da tela para digitalizar mais páginas do documento.


5. Repita o procedimento acima até digitalizar todas as páginas do documento.

Como editar o documento digitalizado

Antes de converter as imagens do documento em PDF é possível editar as imagens das páginas do documento. Você pode tratar a cor, girar ou cortar a imagem.

Figura 1

Para tratar a cor da imagem clique no ícone de tratamento de cor (1) da Figura 1 e selecione entre as opções:
  • Nenhum
  • Preto e branco
  • Cor 
  • Desenho em cores
Para girar a imagem clique no ícone de rotação (2) da Figura 1 e gire a imagem para a posição desejada.

Para cortar a imagem clique no ícone de corte (3) da Figura 1 e faça o corte da imagem.

Se você digitalizou várias páginas do documento e quer apagar alguma página, clique no ícone de exclusão de página (4) da Figura 1.

Após finalizar todas as edições, clique em Salvar para exibir a tela onde você pode definir o nome do arquivo e o local do armazenamento. Clique em Salvar novamente para armazenar o arquivo no Google Drive.

Com o documento salvo em PDF no Google Drive você pode incluir comentários, fazer busca e até assinar o documento.

Como configurar o documento digitalizado

O Google Drive tem uma área de configuração que fica disponível após digitalizar uma página do documento. Essa área de configuração permite definir as configurações de tratamento de imagem, que devem ser usadas como padrão nas próximas imagens digitalizadas e as configurações para o documento PDF.

Para acessar a tela de configurações clique nos três pontos no canto superior direito da página digitalizada e em Configurações.


As configurações disponíveis são:
  • Tratamento da imagem: Possui as opções; Desativado, Automático, Preto e Branco, Cor e Desenho em Cores.
  • Tamanho do Papel: Possui as opções; Carta, Ofício, Tabloide, A3, A4, A5, B4 e B5.
  • Orientação do Papel: Possui as opções; Retrato, Paisagem e Automático.
  • Qualidade da imagem: Possui as opções; Baixa, Normal e Alta.

Neste tutorial você aprendeu como digitalizar um documento usando o Google Drive, editar as imagens digitalizadas e salvar o documento como PDF.

Leia a seguir