23 de setembro de 2021

Qual a Diferença entre UI e UX


Atualmente tem se falado muito sobre design UX nos aplicativos, e juntamente com o aparecimento deste acrônimo, apareceram também dúvidas sobre qual a diferença entre o design UI, que é o design para a interface do usuário, com o termo design UX, que está relacionado com a experiência do usuário na utilização de um aplicativo. 

Explicando de forma muito resumida o termo UX  é um acrônimo para Experiência do Usuário (User Experience) e é um campo mais analítico, enquanto que a UI que é um acrônimo para Interface de Usuário (User Interface) está relacionada com a camada visual.

Os acrônimos têm sido utilizados já há algum tempo, mas a ideia por trás das siglas vem sendo aplicada há muito mais tempo ainda.

Apesar dos dois tipos de design serem muito importantes para o aplicativo e trabalharem próximos, suas funções são bem diferentes. A boa experiência de um aplicativo se inicia com o design UX e é finalizado com o design UI, ambos são essenciais para o sucesso do aplicativo.

Diferença entre UI e UX

Para entender melhor qual a diferença entre design UI e UX vamos ver quais os itens cada designer pesquisa, durante a etapa de desenvolvimento do aplicativo.

Design UI

Para projetar a Interface de Usuário o designer:
  • Desenvolve a parte visual incluindo por exemplo, os elementos gráficos, cores, fontes, ícones e imagens.
  • Desenvolve o guia de estilos e as bibliotecas dos elementos da interface para garantir a compatibilidade e padronização da marca.
  • Pesquisa a interatividade dos elementos para melhorar a capacidade de resposta, que pode incluir as animações, transições, navegação entre páginas e várias outras formas.

Design UX

Para desenvolver uma melhor Experiência para o Usuário o designer:
  • Pesquisa quais as últimas tendências e qual a expectativa que as pessoas têm de um bom design.
  • Pesquisa quais os problemas que os usuários encontram para usar produtos similares e o que fazer para resolver esses problemas.
  • Organiza os elementos na interface de forma a ficar fácil e intuitivo para o usuário.
  • Faz o design do wireframe para analisar qual vai ser a experiência do usuário, quando utilizar o produto.

Exemplo de Wireframe

Um exemplo interessante para diferenciar o design UX do design UI, é um que solicitava que a equipe de design definisse qual a melhor forma de apresentar uma tela de login, com opção de cadastro para o usuário.

No design UI a preocupação está em como posicionar os botões, caixas de texto, definir cores, layout da tela, seleção dos campos necessários para preenchimento dos dados do usuário.

No design UX, a primeira pergunta seria, qual é o público que a aplicação deseja atingir, se for um público que utiliza redes sociais, ao invés de termos o login com opção de cadastro, poderíamos ter botões de login integrados nas principais redes sociais, onde este público já possui cadastro, melhorando desta forma a experiência do usuário.

Nesse exemplo fica claro como os dois tipos de design são importantes e estão interligados na definição das telas do aplicativo.

Podemos ter aplicativos com interfaces muito bem feitas, com uma aparência excelente, mas que são muito complicadas de trabalhar e não são intuitivas, neste caso temos um bom design UI e um design UX ruim.

Também podemos ter casos de interfaces com uma aparência não tão bem elaborada, mas que são extremamente fáceis de trabalhar e intuitivas, neste caso temos um bom design UX e um design UI mais simplificado.

Apesar de mencionar a diferença entre UI e UX para a área de aplicativos, estes designs são aplicados em várias modalidades de empresas como por exemplo, área médica, área automobilística, indústrias, entre outros.

Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário