quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Qual a Diferença entre UI e UX


Atualmente tem se falado muito sobre design UX nos softwares, e juntamente com o aparecimento deste acrônimo, apareceram também dúvidas sobre qual a diferença entre o design UI que é o design para a interface do usuário do software, com o termo design UX que está relacionado com a experiência do usuário na utilização do software. Neste post você vai conhecer a diferença entre UI e UX.

Explicando de forma muito resumida o termo UX que é um acrônimo para Experiência do Usuário (User Experience) é um campo mais analítico e técnico, enquanto que a UI que é um acrônimo para Interface de Usuário (User Interface) está mais relacionada com a camada visual.

Os acrônimos têm sido utilizados já há algum tempo, mas a ideia por trás das siglas vem sendo aplicada há muito mais tempo ainda.

Apesar dos dois tipos de design serem muito importantes para o software e trabalharem próximos, as suas funções são completamente diferentes. A boa experiência de um software se inicia com o design UX e é finalizado com o design UI, ambos são essenciais para o sucesso do software.

A interface do usuário normalmente é parte da experiência do usuário, mas pode existir a experiência do usuário sem necessariamente existir uma interface.

O Que é UX

O termo Experiência do Usuário foi criado por Donald Norman, co-fundador da Nielsen Norman Group Design Consultancy nos anos 90.

O design UX é o processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade da interação entre o usuário e o seu software. Ele é responsável pelo processo de pesquisa, teste, desenvolvimento, conteúdo e prototipação dos testes para resultados de qualidade.

O design UX envolve a atitude, o comportamento e sentimentos do usuário, na utilização do software. Ele também inclui a percepção do usuário nos aspectos do sistema tais como, utilidade, facilidade de uso e eficiência. A experiência do usuário pode ser considerada subjetiva, porque se trata da percepção e pensamento com respeito ao sistema.

A dinâmica da experiência do usuário está constantemente em modificação devido às alterações das circunstâncias de uso, alterações individuais de sistema, bem como alterações do contexto do uso.

O Que é UI

A função do design UI é proporcionar ao usuário um local onde ele possa interagir com o software de forma simples, amigável e eficiente, de preferência que ele possa inserir poucas informações para que o software execute a operação desejada.

O design UI normalmente se preocupa com a apresentação e a aparência da tela do software para o usuário, conhecida na área de software como Interface Gráfica do Usuário (GUI - Graphical User Interface). O objetivo principal é fazer com que a interação entre o usuário e o software seja a mais simples e eficiente, possível, e que também proporcione uma boa experiência para o usuário.

Diferença entre UI e UX

Um exemplo que achei interessante para diferenciar o design UX do design UI, foi um que solicitava que a equipe de design definisse qual a melhor forma de apresentar uma tela de login com opção de cadastro para o usuário.

No design UI a preocupação está em como posicionar os botões, caixas de texto, definir cores, layout da tela, seleção dos campos necessários para preenchimento dos dados do usuário, etc.

No design UX, a primeira pergunta seria, qual é o público que a aplicação deseja atingir, se for um público que utiliza redes sociais, ao invés de termos o login com opção de cadastro, poderíamos ter botões de login integrados nas principais redes sociais, onde este público já possui cadastro, melhorando desta forma a experiência do usuário.

Nesse exemplo fica claro como os dois tipos de design são importantes na definição das telas do projeto.

Podemos ter softwares com interfaces muito bem feitas, com uma aparência excelente, mas que são muito complicadas de trabalhar e não são intuitivas, neste caso temos um bom design UI e um design UX ruim.

E também podemos ter casos de interfaces com uma aparência não tão bem elaborada, mas que são extremamente fáceis de trabalhar e intuitivas, neste caso temos um bom design UX e um design UI mais simplificado.

Nesse post mencionei a diferença entre UI e UX para a área de software, mas estes designs podem ser aplicados em vários campos da indústria, como por exemplo, equipamentos para área médica, para área automobilística, entre outros.

Post Relacionado:
The Most Important Rule in UX Design that Everyone Breaks (A regra mais importante do Design UX que todo mundo quebra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário