Páginas

Pesquisar neste blog

28 de fevereiro de 2019

Emulador para Debug de Aplicação Android

Além do Plugin para Android que pode ser instalado no Eclipse e que possui todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, debug e testes de aplicações, existem outras ferramentas no mercado para fazer o debug de aplicações Android, e que pode ser utilizado em casos onde o emulador do Plugin é lento ou tem problemas de execução.

Uma opção de emulador freeware para utilização pessoal, é o emulador do Genymotion, que roda sobre uma máquina virtual e permite a criação de vários emuladores para diversas versões de Android. Este emulador pode ser utilizado juntamente com o Plugin de desenvolvimento do Eclipse, só que ao invés de utilizar o Emulador do Plugin, no momento de testar ou debugar a aplicação,  utilizar o Emulador do Genymotion.

A instalação é simples, é só seguir as instruções do site do Emulador que possui basicamente os seguintes passos:
1. Criar uma conta gratuita no site.
2. Fazer o download do instalador do Emulador.
3. Instalar o software.
4. Criar o Emulador selecionando a versão da API do Android e o tipo de dispositivo que o Emulador deve simular.
5. Instalar o Plugin do Genymotion no Eclipse.

Como exemplo foi criado um Emulador para o dispositivo Nexus 5 com API 19, para o Android KitKat 4.4.2. A figura abaixo mostra o Emulador sendo executado.
emulador1
Depois que o emulador estiver instalado e configurado no Eclipse é só rodar a aplicação Android no emulador genymotion configurado. Segue um exemplo da tela de configuração no Eclipse do Emulador a ser utilizado:
emulador2
Segue um exemplo de uma aplicação rodando no Emulador:
emulador3
Este Emulador é uma boa opção para utilizar com o Eclipse em máquinas Windows, porque é uma Emulador rápido e consegue emular o Android versão 4.4.