Páginas

Pesquisar neste blog

5 de janeiro de 2021

Como Filtrar E-mails do Gmail por Data e Hora

O Gmail é uma opção de e-mail muito usada devido à capacidade de armazenamento. Até há pouco tempo podíamos usar o Gmail sem nos preocuparmos em ficar apagando os e-mails antigos, porque tínhamos muito espaço disponível para armazenamento. 

Agora com as mudanças nas regras de armazenamento do Google Fotos precisamos começar a nos preocupar com a quantia de informações que temos armazenada e a necessidade de mantê-las, porque a regra de armazenamento alterada recentemente inclui também os arquivos do Google Drive e Gmail.

Para aproveitar melhor o espaço de armazenamento das contas do Google é necessário gerenciar os dados armazenados, e uma das ferramentas onde armazenamos muita informação sem perceber é o Gmail. 

Pensando nisso percebi que para gerenciar os e-mails do Gmail é melhor ordenar os e-mails por data e hora. Dessa forma fica mais fácil visualizar somente os e-mails de um período, facilitando a escolha dos e-mails que devem ser armazenados ou que podem ser excluídos. Com o tempo esquecemos que acabamos armazenando muitos e-mails, usando um espaço valioso de armazenamento de forma desnecessária.

Para facilitar o gerenciamento da conta, o Google liberou um link para o Gerenciamento de Armazenamento da Conta, onde é possível visualizar qual o uso feito em cada uma das ferramentas da conta do Google.

Vamos ver como filtrar os e-mails por data, hora e idade. 

Filtrar E-mail por Data

Os operadores do filtro doe e-mail por data ordenam os e-mails do Gmail por data. Você pode ordenar por data anterior, posterior ou por um período entre datas. Use os operadores:
  • before ou older: para e-mails anteriores a uma determinada data.
  • after ou newer: para e-mails após uma determinada data
  • before e after: para e-mails em um período entre datas.

Usar a data no formato YYYY/MM/DD onde:
  • YYYY: representa o ano.
  • MM: representa o mês.
  • DD: representa o dia.

Exemplo de filtro para data anterior ao dia 20/12/2020:
  • before: 2020/12/20 ou
  • older: 2020/12/20

Exemplo de filtro para data após o dia 20/12/2020:
  • after: 2020/12/20 ou
  • newer: 2020/12/20

Exemplo de filtro para data entre os dias 01/12/2020 e 20/12/2020
  • before: 2020/12/20 after: 2020/12/01

Para filtrar os seus e-mails do Gmail faça o login em sua conta, digite o filtro desejado na Caixa de Pesquisar e-mail do Gmail.

filtrar-email-gmail-por-data.png

Dica: Para filtrar todos os e-mails existentes na caixa do Gmail selecione a caixa Todos os E-mails, dessa forma você tem acesso a todos e-mails independentemente do tipo de caixa, se Caixa de Entrada, Enviados, etc.

Filtrar E-mail por Hora

Os operadores do filtro de e-mail por hora ordenam os e-mails do Gmail por horário. Nesse formato você usa na verdade data e horário. O sistema de horário utilizado pelo filtro do Gmail é o Epoch Time (Hora da Época) ou Unix Time (Horário Unix), definido como os segundos que passaram desde 01/01/1970 à meia noite. 

Para obter o horário use um conversor de data hora atual para um horário Unix. Por exemplo o horário Unix para o dia 20/12/2020 às 15:00hs UTC (Horário Universal Coordenado) é 1608476400.

Você pode usar os mesmos operadores do filtro de data, before, after ou older e newer, com as mesmas opções e combinações dos operadores, só que ao invés de usar a data você insere o Horário Unix.

filtral-email-gmail-horario.png

Filtrar E-mail por Idade

O operador do filtro de e-mail por idade ordena os e-mails do Gmail por idade que está no Gmail. Você pode ordenar os e-mails mais antigos por ano, mês ou dias usando o operador older_than.

Exemplo de filtro para e-mails mais antigos do que 1 ano:
  • older_than:1y

Exemplo de filtro para e-mails mais antigos do que 2 meses:
  • older_than:2m

Exemplo de filtro para e-mails mais antigos do que 20 dias:
  • older_than:20d

filtrar-email-gmail-idade.png

Com o recurso dos operadores before, after, older, newer e older_than do Gmail você consegue filtrar os seus e-mails por data e hora, o que facilita o controle e gerenciamento de sua caixa postal.