O QrCode se transformou em um padrão para fornecer informações através de um código de barras 2D, facilmente lido pelas câmeras de celulares. Cada vez mais usamos o QrCode para diversas aplicações nas áreas de marketing, indústria, varejo, automação, comércio, além do uso mais comum em emissão de tickets, cupons e mais recentemente como uma forma de passar informações sem um contato direto entre as pessoas e objetos, como por exemplo o uso em cardápios de restaurantes.
Com o aumento do uso de QrCode precisamos ter uma forma fácil e automática de gerar esses códigos para várias informações distintas. Vamos supor uma situação em que precisamos gerar vários QrCodes para uma lista de URL ou qualquer outro tipo de informação. Uma opção é usar o Planilhas Google.
API para gerar o QrCode
O Planilhas Google permite gerar QrCode em suas células, usando a função Image e a API de Gráficos do Google, com a URL que configura o QrCode. A API de Gráficos do Google é representada pela fórmula:
https://chart.googleapis.com/chart?chs=200x200&cht=qr&chl=informação_do_qrcode
Você pode testar a geração do QrCode em seu navegador. Para isso digite a URL acima, no campo de endereço de URL de seu navegador e substitua o texto informação_do_qrcode pelo texto que deseja inserir no Qrcode. Veja o QrCode gerado no navegador usando a url acima:
A API possui vários parâmetros para configurar o QrCode, alguns são obrigatórios outros são opcionais:
- chs (obrigatório): Define o tamanho largura x altura em pixels.
- cht (obrigatório): Define que o código a ser gerado é um QrCode.
- chl (obrigatório): Define os dados que o QrCode vai armazenar.
- choe (opcional): Define a codificação dos caracteres dos dados. Os valores de codificação podem ser:
- UTF-8 (padrão)
- Shift-JIS
- ISO-8859-1
- chld (opcional): Define o nível de correção do erro* no formato nível|margem**. Os valores de nível de erro podem ser:
- L (Valor padrão): Permite a leitura da informação com até 7% de perda dos dados.
- M: Permite a leitura da informação com até 15% de perda dos dados.
- Q: Permite a leitura da informação com até 25% de perda dos dados.
- H: Permite a leitura da informação com até 30% de perda dos dados.
* O nível de correção do erro refere-se a leitura de dados do QrCode com problemas, como por exemplo, dados perdidos, obscurecidos ou até mesmo que possua uma certa dificuldade na leitura do código.
** A margem se refere a largura da borda branca em torno da parte de dados, essa largura é definida em linhas. O padrão são 4 linhas de largura.
Criar o QrCode
Para inserir o QrCode no Planilhas Google, digite na célula em que vai exibir o QrCode a fórmula abaixo. No exemplo é a célula B2.
=image("https://chart.googleapis.com/chart?chs=200x200&cht=qr&chl="&A2)
Configurei o parâmetro chs para exibir um QrCode com tamanho de 200x200 pixels e o parâmetro chl com o valor da célula A2 que é a URL do Blog da Romar.
Veja que a célula B2 exibe o Qrcode referente a URL https://blog.romarconsultoria.com.br, da célula A2.
Se você quiser criar uma lista de informações com os seus respectivos QrCode como por exemplo, uma lista de URL, escreva a lista de URL embaixo da célula A2, selecione a célula B2 e arraste o quadrado azul por todas as linhas onde deseja criar o código. A fórmula do QrCode irá se replicar por todas as linhas, já usando a URL especificada na coluna de URL.
Pronto! Agora você tem uma forma automática de gerar vários QrCodes usando o Planilhas Google.