Existem algumas situações, em que precisamos preencher uma planilha do Excel com alguns dados repetidos, ao invés de digitar várias vezes a mesma informação, podemos usar o recurso de arrastar e soltar, usar algumas teclas do teclado conhecido como teclas de atalho ou o comando de Preenchimento Relâmpago do Excel.
Neste post vou mostrar como inserir o mesmo texto em várias células do Excel, usando vários recursos do Excel. Se prefere o tutorial no formato de vídeo, assista ao vídeo no final da página.
Inserir o mesmo texto usando o recurso arrastar e soltar
- Digite o texto desejado na célula da planilha;
- Selecione a célula e arraste o símbolo +, que aparece no canto inferior esquerdo da célula selecionada, até a célula que deseja preencher com o mesmo texto. Por exemplo, para inserir a palavra "blog" em 10 células, digite a palavra "blog" na primeira célula;
- Arraste o texto até a última célula.
Inserir o mesmo texto usando o recurso de tecla de atalho
- Selecione todas as células que deseja preencher com o mesmo texto. Como exemplo vou usar a mesma palavra "blog" do método anterior;
- Digite a palavra "blog", na primeira célula;
- Tecle CTRL + ENTER.
Inserir o mesmo texto usando o recurso de preenchimento relâmpago
O recurso de Preenchimento
Relâmpago do Excel é útil em situações em que você já possui uma planilha, com
alguns dados preenchidos, e precisa preencher uma coluna com informações
repetidas ou seguindo um padrão, por exemplo, sequencial. A diferença desse
formato de preenchimento é que ele só funciona se a planilha já possuir dados
preenchidos, em pelo menos uma coluna, para que o Excel use de exemplo, para
fazer o preenchimento da coluna nova.
Para mostrar como
usar o preenchimento relâmpago, vou usar uma planilha com uma coluna de números
sequenciais. Na próxima coluna vou preencher com a palavra “blog”, todas as 10
linhas numeradas.
Para preencher todas as linhas usando o recurso Preenchimento Relâmpago do Excel, selecione a célula com a palavra “blog”, vá para a guia “Dados”, clique no comando “Preenchimento Relâmpago”, no grupo “Ferramenta de Dados”.
O Excel preenche todas as 10 linhas da coluna B com a palavra “blog”.