Nesse tutorial vou mostrar como abrir um arquivo com extensão CSV no Planilhas Google. Vou usar um arquivo com uma lista de livros. Cada linha possui o nome do livro, nome do autor e ano de publicação, separados por ponto e vírgula. Se preferir assista ao vídeo do tutorial no final da página.
O único problema é a visualização destes arquivos. Eles podem ser abertos em qualquer editor de texto, o problema é a formatação apresentada. O texto vai aparecer de uma forma difícil de ler e entender. Segue um exemplo de um arquivo CSV aberto no Notepad. Ele exibe informações de livros com o título, autor e ano de publicação, separados em colunas, usando o separador ponto e vírgula.
Além do Planilhas Google o Excel abre arquivo CSV no formato de tabela.
1. Abra uma planilha nova nas Planilhas Google e selecione o menu ARQUIVO > IMPORTAR. O Planilhas Google vai exibir uma janela onde você pode selecionar o local do seu arquivo .CSV, que pode estar no Meu Drive, Compartilhado, Recentes ou você pode fazer o Upload do arquivo. Vou optar em usar a opção "Upload". Depois de selecionado o arquivo, o Planilhas Google apresenta a janela de importação.
No campo "Importar local" você pode escolher entre:
- Criar planilha: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos em uma nova planilha.
- Inserir novas páginas: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos em uma nova página.
- Substituir planilha: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos na planilha atual.
- Substituir página atual: Nesta opção os dados do arquivo importado irão substituir a página atual.
- Anexar à página atual: Nesta opção os dados do arquivo importado serão anexados na página atual, ou seja eles serão inseridos logo após o último dado existente na página atual.
- Substituir dados na célula selecionada: Nesta opção os dados do arquivo importado irão substituir os dados existentes na página, a partir da célula selecionada. Portanto a célula onde se deseja iniciar a importação deverá estar selecionada, antes mesmo de iniciar a importação.
- Detectar automaticamente: A Planilha do Google faz a leitura do arquivo e tenta detectar automaticamente o tipo de caractere separador utilizado. Por exemplo, se o arquivo está separado por vírgula, por tab, por espaço ou outro tipo de separador.
- Guia: Esta opção é para arquivos separados por tabulação.
- Vírgula: Esta opção é para arquivos separados por vírgula.
- Personalizado: Esta opção é para arquivos com qualquer outro tipo de separador, e pode ser selecionado desde que você saiba qual é o tipo de separador o arquivo está utilizando. Por exemplo, se o arquivo estiver utilizando um separador tipo ponto e vírgula, digite no campo "Separador personalizado" o símbolo do ponto e vírgula.
3. O campo "Converter, texto em números, datas e fórmulas", quando selecionado, converte automaticamente os campos numéricos e de data, do arquivo CSV, em números, datas e fórmulas. Selecione este campo se deseja fazer a conversão automática na importação.
O arquivo utilizado na demonstração usa o separador ponto e vírgula, portanto utilizei a seguinte configuração de importação:
No campo "Importar local" selecionei "Criar Nova Planilha", no campo "Tipo de separador" selecionei "Personalizado" e preenchi o campo com o símbolo de ponto e vírgula ";". Veja como ficou o arquivo CSV no Planilhas Google, após a importação: