Nesse tutorial vou mostrar como chamar uma API no Excel e visualizar o resultado retornado em uma planilha. A API que selecionei é a do Clima Tempo, que retorna informações meteorológicas.
Existem vários tipos de APIs na internet, algumas com acesso gratuito aos dados, outras que requerem pagamento para utilização, mas mesmo as opções pagas, geralmente possuem um plano com acesso restrito, mas gratuito, que você pode usar para fazer testes.
Conhecendo uma API
Antes de iniciar a utilização de uma API, normalmente é necessário criar uma conta e obter uma chave para utilização, conhecida como API Key, ou um Token.
Para esse tutorial criei uma conta na API do Clima Tempo e um projeto para gerar o Token, necessário para fazer a chamada da API.
Antes de iniciar o uso de uma API é necessário ler a documentação para ver como funciona e como fazer as chamadas dos métodos da API. Uma vez que você já sabe quais métodos vai usar, como fazer a chamada e já possui a chave ou Token da API, faça um teste da chamada no navegador para confirmar que o link está funcionando.
As APIs geralmente retornam os dados em formato JSON que é um formato que o Excel consegue entender. A chamada que vou usar no exemplo para o Excel, retorna a previsão meteorológica de três dias para a região Sudeste.
Durante o teste da chamada da API no navegador, para verificar se a chamada do link da API está correta, obtive o seguinte resultado em JSON:
Chamando a API no Excel
Uma vez que o link para a chamada da API está funcionando corretamente, podemos importar os dados da API para uma planilha do Excel.
1. Com a planilha aberta, vá para a guia Dados, no grupo Obter e Transformar Dados, clique em Obter Dados.
2. No menu de contexto que aparece, clique em De Outras Fontes > Da Web.
3. Na janela Da Web, deixe selecionada a opção Básico, digite a URL do link da API, que você testou no navegador, no campo URL e clique em OK.
4. Na janela do Editor do Power Query, observe que o Excel reconheceu o resultado da API em JSON, chamou a função JSON.Document e já importou as três linhas do resultado. A primeira com o nome da região, a segunda com a sigla da região e a terceira linha um campo chamado data, cujo tipo é uma lista - List.
Até esse ponto o Excel já importou o resultado completo da API, mas a informação da previsão dos três dias para a região Sudeste, ainda não está aparecendo. Essa informação está na linha data.
5. Para exibir as informações da previsão, clique em List na linha data, para exibir uma tabela com os registros da previsão meteorológica. Observe que todas as linhas estão identificadas com a palavra Record na coluna Lista.
7. Na janela Para a Tabela, no campo Selecione ou insira o delimitador deixe como Nenhum e no campo Como tratar colunas extras deixe como Mostrar como erros.
8. No canto superior direito da tabela clique no filtro, para exibir o nome das colunas da informação da previsão meteorológica. Observe na janela que podemos selecionar quais colunas exibir e se vai ou não usar o nome original da coluna como prefixo.
O nome original da coluna como prefixo vai colocar o nome da coluna, no exemplo Column1, como prefixo em todas as colunas. No nosso exemplo ficaria Column1.date, Column1.date_br e assim sucessivamente. Se preferir não usar o prefixo, desmarque a opção Use o nome original da coluna como prefixo.
9. Para exibir as informações na planilha do Excel, clique em Fechar e Carregar na janela do Editor do Power Query.
Esse é o resultado das informações da previsão meteorológica de três dias da região sudeste em uma planilha Excel.
A importação de dados de API para o Excel é uma tarefa relativamente simples com o auxílio do Power Query, que faz as principais transformações automaticamente, mas se no resultado da API existir campos no formato de lista, é necessário executar alguns passos a mais para obter os dados no formato de tabela.