Uma das facilidades no uso do Documentos Google é o compartilhamento da edição do mesmo documento por vários editores, mas quando alguém faz uma alteração ou comentário no documento seria interessante ser avisado sobre a alteração. Agora o Documentos Google possui um recurso que permite configurar o recebimento de notificações, quando algum colaborador comenta, inclui ou excluiu conteúdo do documento.
Como configurar as notificações
Antes de fazer a configuração das notificações no documento, devemos antes definir como queremos receber as notificações, que pode ser no navegador ou por e-mail.
A configuração da forma de como receber as notificações está no Google Drive e é válida além do Documentos Google, também para as Planilhas, Apresentações e Desenhos do Google. Já a configuração das notificações dos comentários e edições é válida somente para o documento que estamos configurando.
Por esse motivo as notificações do Google Drive são feitas somente uma vez e no documento devemos fazer para cada documento, que queremos ser avisados sobre as edições e comentários.
Como configurar as notificações no Google Drive
1) Abra o Google Drive e faça o login em sua conta.
3) Na janela Configurações, vá para Notificações no painel esquerdo e marque as opções que quer receber notificações. As opções disponíveis são: Navegador e E-mail.
4) Clique em CONCLUIR.
Como configurar as notificações no Documentos Google
1) Abra o documento que quer ser notificado sobre edições e comentários.
2) Vá para o menu Ferramentas > Configurações de notificação.
3) Na janela Configurações de notificação existem duas áreas para configuração: COMENTÁRIOS e EDIÇÕES.
Na área COMENTÁRIOS podemos escolher entre as opções:
- Todos os comentários: Receba uma notificação quando fizerem comentários no documento.
- Comentários para você: Receba uma notificação somente se o comentário tiver @menções e for relevante para você.
- Nenhum: Não receba notificações quando houver comentários.
Na área EDIÇÕES podemos selecionar entre as opções:
- Conteúdo adicionado ou removido: Receba uma notificação se algum colaborador adicionar ou remover conteúdo no documento.
- Nenhum: Não receba notificação quando houver edições.
4) Selecione as opções desejadas e clique em OK.
A fim de exemplificar o funcionamento, selecionei receber notificações de todos os comentários e edições e um colaborador editou o documento. Como optei em receber notificações por e-mail, recebi o e-mail abaixo detalhando as edições feitas no documento.