O Word possui uma forma de inserir legendas com numeração sequencial em tabelas, figuras e equações. Além desses objetos podemos também inserir legendas de forma automática em outros tipos de objetos no Word.
Quando precisamos fazer gráficos normalmente usamos o Excel pela facilidade de entrada e tratamento dos dados. Com o recurso de inserção de legenda automática nos objetos do Word, fica rápido e prático inserir legendas automaticamente nos gráficos do Excel, inseridos no documento do Word. Se pensarmos em relatórios, por exemplo, podemos usar o Word para escrever o relatório e inserir gráficos do Excel já com as legendas.
Vamos mostrar como inserir legendas automáticas nos gráficos do Excel, dentro de um documento Word.
Como configurar legenda automática
Antes de inserir os gráficos no documento Word vamos configurar a legenda automática, de forma que toda vez que inserirmos um gráfico do Excel no documento, o Word insere a legenda configurada.
Para inserir a legenda no documento Word vá até a guia "Referências", no grupo "Legendas" clique em "Inserir Legenda". Na janela "Legenda", clique no botão "AutoLegenda".
Na janela "AutoLegenda", no campo "Adicionar legenda ao inserir", selecione "Microsoft Excel Chart".
Nas opções da janela "AutoLegenda" clique no botão "Novo Rótulo" e digite o texto da legenda. Esse texto vai aparecer em todas as legendas, junto com um número sequencial. Para o nosso exemplo vamos usar o texto "Gráficos de Cotação".
Podemos colocar a legenda acima ou abaixo do gráfico. Vamos optar por colocar acima do gráfico selecionando no campo "Posição" o item "Acima do item".
Com a legenda configurada podemos iniciar a inserção dos gráficos do Excel no documento Word.
Como inserir o gráfico do Excel no Word
Para mostrar a inserção de legendas automáticas quando incluir um gráfico do Excel no Word, vamos incluir gráficos com informações de cotação, como exemplo.
Para incluir o gráfico no documento Word vá até a guia "Inserir", no grupo "Texto", clique em "Objeto…".
Na janela "Objeto" vá até a guia "Criar Novo", no campo "Tipo de objeto" selecione "Microsoft Excel Chart" e clique no botão "Ok".
O Word cria um gráfico do Excel com duas pastas prontas para edição, "Gráfico1" e "Planilha1", onde podemos inserir os dados na tabela e formatar o gráfico
Observe que o Word adicionou a legenda "Gráficos de Cotação 1" acima do gráfico no documento Word, de acordo com o que configuramos anteriormente.
A figura abaixo exibe dois gráficos do Excel já editados com as cotações, inseridos em um documento do Word com legenda automática.