Na atualização do aplicativo Backup e Sincronização o Google está substituindo o aplicativo pelo Drive para Computador. Este novo aplicativo tem por função facilitar o acesso aos arquivos do Google Drive e do Google Fotos em seu computador.
O princípio de funcionamento do Drive para Computador é um pouco diferente do aplicativo anterior, o Backup e Sincronização. Vamos explicar como instalar, configurar e usar o Drive para Computador.
Como Instalar
Se você já usava o aplicativo Backup e Sincronização no Windows para sincronizar seus documentos do Drive para o computador, é só seguir as instruções do assistente de atualização do aplicativo, para instalar o Drive para o Computador.
Caso você não possua o aplicativo Backup e Sincronização instalado, pode fazer a instalação no Windows do novo aplicativo. Para instalar faça o download do Drive para Computador e siga as instruções do assistente.
Durante a instalação você já pode fazer as configurações de como deseja que o aplicativo funcione em seu computador, ou aceitar as configurações padrão para depois fazer a customização de acordo com sua necessidade.
Como Configurar
O Drive para Computador funciona de forma um pouco diferente do Backup e Sincronização. Quem já usava o aplicativo anterior vai perceber que o modo de funcionamento entre o Google Drive e o computador mudou um pouco, mas vamos ver quais são as novidades do aplicativo que agora permite:
- Escolher quais pastas do seu computador vão ser sincronizadas com o Google Drive.
- Escolher um diretório em seu computador para sincronizar as fotos automaticamente com o Google Fotos.
- Escolher se vai espelhar os arquivos do Google Drive ou fazer uma cópia para seu computador.
- Usar várias contas do Google no aplicativo e ter acesso a todas as suas contas do Google Drive em seu computador.
Para configurar o Drive para Computador, após a instalação, abra o aplicativo, acessando o ícone do Google Drive no local dos ícones ocultos da barra de tarefas do Windows ou no Desktop do computador.
A janela do Google Drive exibe duas abas, uma que lista as “Atividades” executadas e outra com as “Notificações” enviadas pelo aplicativo.
Com o Google Drive aberto selecione o ícone de “Configurações” localizado no canto superior esquerdo e depois o menu “Preferências”.
Com a janela de Preferências do Google Drive aberta, observe no painel à esquerda duas abas:
- Meu laptop: Onde você pode configurar as pastas de seu computador que podem ser sincronizadas com o Google Drive
- Google Drive: Onde você pode visualizar os arquivos no Explorador de Arquivos do Windows e definir as opções de sincronização do Google Drive
Meu laptop
Na aba “Meu laptop” selecione o botão “Adicionar Pasta”, para definir a pasta que seu computador pode usar para sincronizar com o Google Drive.
Todas as alterações dos arquivos da pasta serão sincronizadas com o Google Drive e você poderá acessar os arquivos em qualquer dispositivo no aplicativo Google Drive.
Se for fazer upload de fotos e vídeos selecione a opção “Fazer backup no Google Fotos”. Não serão sincronizadas as alterações no caso de fotos e vídeos.
Mas tenha cuidado, caso a pasta possua tanto arquivos de documentos como fotos e vídeos e você selecionar as duas opções “Sincronizar com o Google Drive” e “Fazer backup no Google Fotos”, os arquivos vão usar espaço tanto no Google Drive como no Google Fotos, duplicando o seu consumo total da conta do Google, por isso selecione a melhor opção para você, de forma a não aumentar o uso de armazenamento de sua conta.
Google Drive
Na aba “Google Drive” você pode selecionar qual a opção de sincronização deseja fazer:
- Transferência de arquivos por streaming: Nesta opção os arquivos serão armazenados somente na nuvem, com acesso através de drive virtual em seu computador.
- Espelhamento de arquivos: Nesta opção os arquivos serão armazenados na nuvem ou no computador e poderão ser acessados em uma pasta. Todos os arquivos estarão disponíveis em modo off-line.
Selecione qual é a melhor opção para o seu caso. Como exemplo, selecionamos a opção “Transferência de arquivos por streaming”.
Nesse caso o Google Drive cria um drive virtual em seu computador onde você visualiza os arquivos e pastas existentes. Para acessar, selecione o botão “Abrir no Explorador”.
No exemplo da figura observe a existência de dois drives virtuais G e H, um para cada conta configurada no Drive para Computador.
Para ter uma cópia de arquivos ou pastas no seu computador, nessa opção de “Transferência de Arquivos por Streaming”, selecione as pastas e arquivos desejados e configure como off-line no Google Drive.
Como Incluir mais de Uma Conta
Agora no Drive para computador você pode ter mais de uma conta configurada em seu computador, podendo acessar e gerenciar o Google Drive e Fotos de cada conta. Para incluir mais de uma conta, abra o Drive para Computador, clique no ícone de conta do Google e em “Adicionar outra conta”.
Pronto! Seu aplicativo está pronto para usar várias contas do Google Drive.
Com o aplicativo Drive para Computador, você pode administrar a forma de sincronização de suas pastas e arquivos e fotos do Google de várias contas em um único aplicativo.