O design UX envolve a atitude, o comportamento e os sentimentos do usuário, na utilização do produto. Ele também inclui a percepção do usuário nos aspectos do sistema tais como, utilidade, facilidade de uso e eficiência. A experiência do usuário pode ser considerada subjetiva, porque se trata da percepção e pensamento com respeito ao sistema.
A dinâmica da experiência do usuário está constantemente em modificação devido às alterações das circunstâncias de uso, alterações individuais de sistema, bem como alterações do contexto do uso.
Como o termo se refere a experiência que o usuário experimenta ao usar o produto, acaba se confundindo com o termo UI (User Interface).
O design UX leva em conta não somente a usabilidade como também a acessibilidade. O produto deve ser fácil, agradável para o maior número possível de pessoas, por esse motivo os designers UX são profissionais que atuam em diversas áreas desde a programação até a psicologia.
Como Fazer um Design UX
A pesquisa de UX começa com o usuário do produto e algumas vezes com a criação de personas, a partir do qual o designer verifica toda a jornada que o usuário vai seguir na interação com o produto.Um bom desenvolvimento UX faz a análise de como o usuário interage com as coisas no dia a dia, por exemplo, como um usuário faz a pesquisa por um restaurante próximo ao seu trabalho.
Quando um designer UX inicia a pesquisa para fazer o design de um produto ele analisa:
O Design UX é uma parte importante no desenvolvimento do produto para atender as expectativas do cliente tanto quanto ao funcionamento como a experiência que ele tem com o produto em termos de usabilidade, praticidade e facilidade.
- Quais as emoções os usuários estarão sentindo ao usar o produto.
- Se os usuários ficam confusos em como usar o produto e como obter o resultado desejado.
- Quais os problemas os usuários estão tentando resolver ao usar o produto.
- Se o processo de uso do produto pode ser melhorado através do design.
O Design UX é uma parte importante no desenvolvimento do produto para atender as expectativas do cliente tanto quanto ao funcionamento como a experiência que ele tem com o produto em termos de usabilidade, praticidade e facilidade.