Para tornar um documento claro, objetivo e de fácil
entendimento podemos aplicar algumas práticas de escrita que irão transforma-lo
em um documento de qualidade. Você não precisa usar todas as práticas de uma só
vez, pode usar de acordo com a necessidade e o contexto do
documento. Se for um contrato não vai ter gráficos, agora se for um manual é
interessante ter figuras ou mesmo gráficos para ilustrar a informação.
1. Defina uma Hierarquia
Se você está escrevendo um documento tipo carta, memorando
ou um e-mail não é necessário colocar título, porque são documentos com
normalmente somente uma página. Agora se você for escrever um documento mais
longo tipo relatório ou manual torna-se necessário incluir títulos para dividir
os tópicos, e tornar o documento compreensível para o leitor.
Sem uma hierarquia os leitores vão achar o documento confuso
e de difícil localização das informações. Uma hierarquia de título clara e
lógica é essencial para qualquer documento longo.
Figura 1 - Exemplo de Hierarquia de Títulos |
Seguem algumas regras para montar uma hierarquia lógica:
- Evite título único dentro de uma seção, coloque dois ou mais títulos.
- Evite colocar um título seguido de outro título sem um texto no meio.
- Evite pular níveis de títulos para manter um padrão no estilo dos títulos por exemplo, o título1 deve ser seguido pelo título2 e assim sucessivamente.
2. Escreva Parágrafos Curtos
Os parágrafos são utilizados para organizar o texto em
blocos e podem ser divididos em tópicos. Quando mudar de tópico crie um
parágrafo novo.
Geralmente o parágrafo é composto de 3 ou 4 sentenças em
documentos. Evite parágrafos muito longos para não intimidar o leitor.
Comece cada parágrafo com uma sentença sobre o tópico.
Coloque o assunto geral do tópico na primeira sentença e somente depois detalhe
o tópico nas demais sentenças.
3. Use Títulos Informativos
Os títulos são importantes para descrever a informação
detalhada do texto logo abaixo do título. É importante colocar um título
informativo para auxiliar o leitor a decidir qual parte do documento possui a
informação desejada, principalmente em documentos longos como manuais.
Como boa prática na construção de títulos:
- Use títulos que descrevam o tópico, não o tipo de informação. Evite títulos como por exemplo, “Mais Informações”, “Resultados”, “Procedimentos”, “Diversos”. Se o título for para uma tarefa utilize o verbo no gerúndio por exemplo, “Salvando o Arquivo”.
- Mantenha o título curto com no máximo quatro ou cinco palavras, se possível.
- Evite numerar os títulos. A numeração de título é importante somente se for necessário fazer uma referência exata da seção como por exemplo, em documentos de especificação.
- Use títulos similares por exemplo, se você utilizar verbo no imperativo, então faça com que todos os títulos sejam do mesmo padrão.
- Escolha uma forma única de utilizar os títulos em letra maiúscula. Escolha entre colocar a primeira letra maiúscula em todas as palavras com exceção dos artigos e preposições, ou utilizar o formato jornalístico, somente a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo.
4. Mostre a Informação Através de Gráficos
Dependendo do tipo de informação fica mais fácil para o
leitor entender se for apresentado como uma figura ou gráfico. Veja exemplos de informação representada em gráficos no post O Que é Visualização de Dados.
Quando você está escrevendo o texto analise se a informação
vai ser mais fácil de entender em formato de parágrafos ou através de:
- Lista de marcadores,
- Caixa de texto,
- Textos laterais,
- Tabelas,
- Listas numeradas,
- Imagens,
- Diagramas,
- Captura de telas,
- Gráficos.
Exibir a informação em outros formatos além de blocos de parágrafos facilita o entendimento e auxilia o leitor a localizar a informação de forma mais rápida.
5. Escreva de Forma Clara
Os documentos utilizados para os negócios são documentos
com o propósito de comunicar a informação de forma rápida e de maneira clara.
Evite utilizar palavras complicadas e sentenças longas.
Escreva objetivamente utilizando palavras do dia a dia e sentenças curtas,
dando preferência ao formato sujeito-verbo-objeto.
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