O termo Informação 4.0 surgiu com o aparecimento da Indústria 4.0. Para conhecer o que vem a ser Informação 4.0 precisamos conhecer um pouco o que é a Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011 com o avanço da indústria no sentido de aumentar a automação de acordo com as tecnologias dos dias de hoje, como a Internet das Coisas (IoT – sigla em Inglês), a Inteligência Artificial (AI – sigla em Inglês), o Aprendizado de Máquina (Machine Learning), a nuvem (Cloud) entre muitas outras tecnologias.
A Informação 4.0 ou conteúdo inteligente está relacionada em como vamos escrever os documentos técnicos para a Indústria 4.0.
Antigamente usávamos tecnologia mais simples para documentar produtos de alta tecnologia. Ficamos um bom tempo utilizando máquina de escrever em um período que já existia computadores, mas ainda não existiam os processadores de texto. Com o avanço dos computadores e os programas começamos a utilizar processadores de texto para escrever os documentos, e pudemos abandonar as máquinas de escrever.
Com o advento da internet e do HTML começamos a utilizar outras formas de escrever, armazenar e distribuir os documentos.
O Que é a Informação 4.0
A Informação 4.0 é uma parte da tecnologia emergente na Indústria 4.0. Com o avanço da indústria precisamos novas formas de trabalhar com a comunicação técnica dessas novas tecnologias. A Informação 4.0 precisa apresentar o conteúdo:
- em tempo real,
- estar presente em todos os lugares,
- estar disponível online, e
- de acordo com o contexto.
A Informação 4.0 pode ser dividida em quatro categorias para tratar o conteúdo:
- Criação
- Categorização
- Obtenção
- Entrega
Criação do Conteúdo
A criação de conteúdo é a forma básica para documentar qualquer sistema, mas dentro do conceito da Informação 4.0 esta criação de conteúdo vai ser feita por quem, como, ou em quantos formatos?
Daqui para frente o conteúdo de documentos deverá estar presente em todos os tipos de dispositivos que conhecemos hoje, como computadores, celulares, tablets e leitores eletrônicos. Não será suficiente somente usar um editor de texto e gerar um conteúdo único, porque precisamos da mesma informação em formatos diferentes, separados e organizados de acordo com o tamanho e layout de cada dispositivo.
Atualmente já existem ferramentas de autoria que geram o documento em vários formatos como PDF, HTML, EPUB que podem ser exibidos em dispositivos distintos. Mas com a necessidade da Indústria 4.0 vamos precisar gerar conteúdo de forma mais dinâmica, com capacidade de organização automática e geração de layouts distintos por exemplo, gerar um capítulo com detalhes completos de funcionamento do produto para um usuário sem experiência ou gerar um capítulo somente com as informações relevantes das novas funcionalidades para um usuário com mais experiência. Para criar um conteúdo desta forma vamos precisar de ferramentas com capacidade de utilizar inteligência artificial.
A pouco tempo a empresa Google lançou uma nova forma de fazer propaganda utilizando inteligência artificial. Através de um algoritmo o anúncio passa a ser exibido em locais escolhidos por esse algoritmo, então ao invés de posicionar o anúncio em um local fixo de uma página HTML, o Google vai selecionar o local automaticamente de forma a apresentar o anúncio no melhor local possível, tudo isso de forma dinâmica.
Categorização do Conteúdo
Os documentos vão ter que ser categorizados levando em consideração o contexto da informação. Atualmente já possuímos esta forma de categorização conhecida como ajuda sensível ao contexto.
Alguns softwares possuem as informações de ajuda na própria interface do software, às vezes no formato de uma interrogação ao lado de um campo. Se você ficar na dúvida de como deve preencher a informação, basta clicar no ponto de interrogação que o software exibe a informação de como preencher o campo.
Além deste tipo de categorização vamos precisar de mais formas para separar o conteúdo e apresentar de acordo com as situações adequadas. Por exemplo, talvez precisemos verificar a localização, a cronologia ou o ambiente para filtrar e exibir a informação correta.
Uma outra forma de categorização pode se basear nas características, autorizações de acesso e histórico do conhecimento do usuário.
Obtenção do Conteúdo
A obtenção do conteúdo precisa acontecer em tempo real, então o documento vai apresentar informações dinâmicas ao invés de estáticas e de forma rápida.
A publicação do conteúdo pode acontecer em um servidor com acesso público, com um acesso gerenciado por perfis de usuários, ou talvez por acesso através de assinaturas que definem quais os conteúdos estarão disponíveis para cada tipo de assinatura.
Entrega do Conteúdo
Para a entrega do conteúdo precisamos nos preocupar com algumas limitações que podemos enfrentar, tais como banda de transmissão de dados, durabilidade de bateria de dispositivos móveis e acesso em locais sem comunicação.
Precisamos analisar os tipos de dados a serem utilizados e pensar no tamanho de banda de transmissão disponível. Se o conteúdo possuir muitas figuras de alta resolução precisa de uma banda maior de transmissão, se forem figuras simples ou poucas pode ser uma banda menor, ou seja, o tipo e quantidade de conteúdo precisa ser entregue de acordo com o tamanho de banda de transmissão disponível.
Na utilização de dispositivos móveis temos o problema de durabilidade das baterias, precisamos analisar se uma bateria baixa vai ser um problema na entrega do conteúdo, ou na falta de um sinal de internet. No caso da falta de sinal de internet a entrega do conteúdo precisa prever um armazenamento local.
A informação 4.0 como toda tendência nova de tecnologia traz muitos desafios, mas para continuarmos com a evolução tecnológica precisamos começar a pensar desde já em como resolver os desafios, e iniciar o desenvolvimento de novas ferramentas para atender a necessidade da evolução da indústria.
Referências:
Information 4.0 - A primer for Technical Communicators
Getting Practical How Information 4.0 Provides Value to the Whole Organization
Referências:
Information 4.0 - A primer for Technical Communicators
Getting Practical How Information 4.0 Provides Value to the Whole Organization