Em algumas situações temos a necessidade de mudar o e-mail da conta da Microsoft ou fazer um upgrade na versão do Outlook. Independente da alteração que você tenha que fazer, quando se tratar de mudar alguma informação do seu perfil, relacionado aos dados de login, armazenados em sua conta do Outlook, pode acontecer de não conseguir mais fazer o login em sua conta de e-mail.
Se o seu perfil no Outlook estiver corrompido, você não consegue abrir o Outlook, que apresenta a mensagem:
"O Outlook não pode fazer logon. Verifique se você está conectado à rede e usando o servidor e o nome da caixa de correio apropriados. Estão faltando informações necessários ao serviço de informações do Microsoft Exchange em seu perfil. Modifique o seu perfil para assegurar-se de que esteja usando o serviço de informações correto do Microsoft Exchange."
Se a conexão com a internet estiver funcionando, essa mensagem de erro pode indicar que o perfil da conta do Outlook não consegue mais se comunicar com o Microsoft Exchange e por este motivo não abre o aplicativo do Outlook.
Para alterar o perfil do Outlook é necessário entrar nas configurações da conta do Outlook, mas como nesse caso o problema encontrado não permite o acesso é necessário usar uma solução que não utilize o Outlook.
Uma forma de corrigir esse problema é alterar os dados do perfil do Outlook no mini aplicativo de e-mail, chamado de Mail, existente no Painel de Controle. O problema é que esse mini aplicativo não aparece no Painel de Controle do Windows 10 para o Outlook do Microsoft 365.
Para acessar o mini aplicativo Mail digite o comando outlook.exe /manageprofiles na barra de pesquisas do Windows 10.
Selecione o link "Abrir".
Na janela "Email" você pode adicionar, remover ou visualizar as propriedades do perfil, através dos botões "Adicionar...", "Remover" e "Propriedades".
Se não desejar excluir o seu perfil antigo antes de fazer um teste com o perfil novo, para ver se o Outlook volta a funcionar, clique no botão "Adicionar..." e preencha as informações de seu login na janela "Adicionar conta".
Após incluir o perfil novo ainda na janela "Email", na opção "Ao Iniciar o Microsoft Outlook, use este perfil:", escolha "Sempre usar este perfil", e selecione o nome do perfil criado. Clique no botão "Aplicar".
Seu perfil novo está configurado e pronto para usar. Abra o Outlook e veja se voltou a funcionar. Se estiver tudo certo e se preferir, pode excluir o perfil antigo.