O Excel é um aplicativo de produtividade muito usado para armazenar, organizar e manipular dados em uma planilha. Dependendo dos dados fica difícil analisar a informação, principalmente quando queremos analisar por exemplo, tendências ao longo do tempo, comparar valores, mostrar proporções ou distribuição de dados. Nesses casos a melhor forma de análise é através da representação dos dados por um gráfico.
Veja nesse post como fazer gráfico no Excel a partir de uma tabela com informações de número de visualizações de uma página web exibidas por mês.
Vou usar a tabela abaixo como base para o gráfico:
Passo a passo para fazer o gráfico no Excel
1. Na planilha onde está a tabela com os dados vá até a aba Inserir.
No grupo de comandos Gráficos existem vários comandos para fazer um gráfico, cada comando é representado por um ícone indicando qual o tipo de gráfico. Tem gráfico de colunas, de linhas, de pizza, de dispersão, de radar, de combinação e dinâmico.
Para facilitar a geração do gráfico tem o comando Gráficos Recomendados, que é útil no caso de não saber qual o melhor gráfico para representar os dados. A escolha do gráfico deve ser baseada no tipo de dados que você quer exibir. Para a tabela acima vou usar o comando Gráficos Recomendados.
2. Com todos os dados da tabela selecionados, escolha o comando Gráficos Recomendados na aba Inserir.
Observe que na janela Inserir Gráficos o Excel exibe as opções de gráficos para o tipo de dados selecionados. Para a tabela acima vou escolher o gráfico de linhas porque quero exibir a tendência das visualizações ao longo do tempo.
3. Selecione a opção gráfico de linhas que é a primeira opção dos gráficos e o botão Ok.
Observe na figura acima que o estilo do gráfico está diferente do exibido na tela Inserir Gráfico. Após inserir o gráfico optei em colocar um estilo diferente do padrão. Você pode mudar o layout, estilo, dados, tipo e local do gráfico através da aba Design do Gráfico.
Para exibir a aba Design do Gráfico simplesmente selecione o gráfico e escolha o estilo preferido.
O seu gráfico está pronto. Agora podemos personalizar a aparência do gráfico ou testar outras opções de gráficos, para ver qual representa melhor os dados.