Como Tratar Erros na Biblioteca Android Wear

O Google oferece um variedade de serviços que podem ser utilizados nos dispositivos Android, como acesso aos mapas, google+, drive, wallet, google cloud entre outros.

Apesar destes serviços não fazerem parte da plataforma de desenvolvimento do Android, é possível ter acesso à estes serviços utilizando o Google Services API, e distribuir as aplicações no Google Play. Esta biblioteca está disponível para dispositivos com versão 2.3 ou superior.

Com o lançamento de novos dispositivos Android como por exemplo, relógios (smartwatch) foi lançada também a biblioteca android para este tipo de dispositivo o Android Wear API.
 
Como todo serviço esta biblioteca utiliza a classe GoogleApiClient.Builder(Context) para definir a API a ser utilizada na aplicação através da chamada do método addApi(api), e a conexão com o serviço é feita através do método connect() da classe GoogleApiClient.

O método connect() é chamado para estabelecer uma conexão com a biblioteca do Google Play Services e pode retornar um código de erro se a API não estiver disponível. Existem 2 formas do método connect() retornar o erro de conexão ConnectionResult.API_UNAVAILABLE:
  1. Quando chamada a bibllioteca Wearable.API em dispositivos rodando Android 4.2 (API versão 17) ou inferior.
  2. Quando chamada a biblioteca Wearable.API e a mesma não está disponível em alguma aplicação do dispositivo que já utiliza esta biblioteca, ou o dispositivo não é do tipo wearable, como por exemplo, um smartwatch
Se for utilizada uma única instância da classe GoogleApiClient para verificar a disponibilidade de dois serviços, como por exemplo Drive e Wearable, e a biblioteca do Wearable retornar ConnectionResult.API_UNAVAILABLE, a biblioteca do Drive também vai receber o mesmo resultado no momento de fazer a conexão, ou seja indisponível, fazendo com que a aplicação não funcione corretamente.

Portanto no caso de utilizar a biblioteca do Android Wear, devem ser utilizadas pelo menos duas instâncias diferentes da classe GoogleApiClient para fazer a conexão com os serviços do Google Service. No exemplo dado neste post é necessário criar uma instância da classe GoogleApiClient para se conectar à biblioteca do Android Wear e a outra para o serviço do Google Drive..