Páginas

Pesquisar neste blog

18 de setembro de 2017

As Dificuldades para Avaliar um Redator Técnico

Avaliação de Redator Técnico

A avaliação de um redator técnico para contratação não é muito fácil, assim como a avaliação de profissionais de qualquer área. No caso do redator técnico o comum é solicitar uma amostra de trabalhos anteriores para avaliar a qualidade de escrita, a gramática, a organização, o cuidado com o design, a clareza no texto, e mais alguns itens que cada contratante verifica de acordo com a necessidade de sua empresa.

A análise da amostra nem sempre pode ser um fator decisivo na contratação do profissional, porque apesar do profissional apresentar uma amostra do trabalho que ele executou, esta amostra pode conter também o trabalho de outros profissionais envolvidos no projeto.

A elaboração de um documento técnico pode ter várias etapas como elaboração do template, organização do documento, elaboração de desenhos, figuras e gráficos, de forma que seja necessária a participação de diversos profissionais, além do redator.

Portanto o redator técnico pode ter uma participação grande na elaboração do documento, mas o documento pronto pode ter a participação de outras pessoas, o que significa que a amostra não pode ser utilizada como um fator determinante da definição da qualificação do profissional.

Para auxiliar na avaliação além da análise da amostra de trabalho, a entrevista é um passo importante para entender a participação do redator na elaboração do trabalho apresentado como amostra.

Na contratação de um redator técnico alguns profissionais da empresa estão envolvidos na decisão final, e nem sempre todos possuem a mesma opinião na forma de avaliar a amostra e as respostas obtidas na entrevista. Neste caso uma ideia seria montar uma estratégia padrão que definisse os critérios de qualificação da amostra, e um questionário para a entrevista do redator.

Critérios para Avaliação da Amostra de um Documento Técnico

Os critérios para avaliação da amostra podem ser:

  • Organização do Documento
  • Design e Aparência do Documento
  • Clareza do Texto
  • Qualidade dos Exemplos
  • Gramática
Estes critérios são genéricos e podem ser aplicados em uma grande variedade de documentação técnica. Cada critério pode ter uma nota com peso para definir quais são mais importantes para o trabalho desejado.

Questionário para Entrevista de um Redator Técnico

Algumas perguntas para avaliar o redator técnico:

  • Você foi o único autor do documento ou existiram outros autores?
  • Você elaborou o Template do documento ou utilizou um Template pré-definido?
  • O design e organização foram elaborados por você ou foi pré-definido?
  • Quais as ferramentas você utiliza para escrever o documento?
  • Os exemplos exibidos no documento foram elaborados por você ou por outra pessoa técnica da equipe?
  • Você elabora conteúdo técnico para web ou somente para documentos off-line, tipo impressos ou arquivo PDF?
A avaliação de um redator técnico é uma tarefa difícil, porque além dos critérios que podem ser utilizados de uma forma geral, cada negócio exige uma especialidade diferente e pelo menos conhecimento básico da área. Com os critérios de avaliação pré-definidos fica mais fácil para comparar e avaliar a qualificação do profissional.

Referência